materia blockchain

Segurança e inovação às implementações corporativas

As últimas semanas têm chamado a atenção por diferentes projetos voltados a levar a tecnologia blockchain ao mundo corporativo. Criados com o intuito de prover facilidade e novas funcionalidades na integração de blockchain aos mais variados negócios, algumas dessas iniciativas receberam inclusive o aporte de gigantes da tecnologia. Mas, afinal, o que está por trás do interesse de nomes como Microsoft, IBM, J. P. Morgan, BNY Mellon, Intel, Accenture e outros?

materia blockchain

Há um mês, foi lançada a Enterprise Ethereum Alliance. A ideia dos membros fundadores, dentre os quais estão os nomes apresentados na imagem acima, é permitir que uma blockchain aberta como a da rede Ethereum possa levar segurança e inovação às implementações corporativas sem deixar de oferecer características particulares essenciais aos negócios. Dentre as qualidades que se busca assegurar na plataforma, algumas devendo ser desenvolvidas com o tempo, destacam-se: privacidade, permissionamento e arquitetura “plugável”.

Diversas das aplicações possíveis já se encontram, inclusive, à disposição daqueles que desejam rodá-las a partir do sistema de cloud da Microsoft, o Azure. A empresa norte-americana destacou ainda que as múltiplas parcerias entre consórcios corporativos, desenvolvedores e startups que atuam com blockchain tornará possíveis importantes avanços no campo dos contratos inteligentes.

Já nesta semana foi a vez da IBM apresentar um sistema inteiro do que foi chamado de “Blockchain as a Service” dentro de seu próprio ambiente de cloud. Chamado simplesmente de IBM Blockchain, a plataforma já nasce com parceiros de peso, de modo que a empresa prometeu brevemente oferecer serviços de autenticação, transferência de ativos financeiros e até mesmo troca de créditos de carbono baseados em blockchain. Toda a aplicação é baseada em software de código aberto criado pela Hyperledger e foi lançada com parcerias pré- estabelecidas, a exemplo do mercado chinês de carbono que irá utilizar o sistema em uma das empresas responsáveis.

No Brasil, a A Star oferece o Star Blockchain Integration. Trata-se de um sistema inteiro de APIs que permite conectar os sistemas do seu negócio à tecnologia blockchain, permitindo inovar de forma simples e segura. Saiba mais sobre o sistema clicando no link.